O que é melhor que uma ótima franquia?
- Andre Tavares
- 18 de jun. de 2015
- 6 min de leitura

Se você respondeu "Poder Comprá-la" - Então você deve ler esta matéria.
A Ruston explica porque FRANQUIAS são a tendência do momento, e porque a Ruston está inserida nesse mercado, e porque você deve prestar atenção nisso... AGORA.
Comecemos falando uma palavra muito repetida nos dias atuais, e porque ela não se encaixa aqui: CRISE.
Muito tem se falado, ( e sentido), em crise. Segmentos da indústria, do ramo automotivo, do segmento imobiliário, estão sim,
sofrendo nos dias atuais.
Mas tenho que pedir a você para imaginar algo.
Imagine 100 milhões de pessoas precisando de alguma coisa. O que? Tudo. Desde pneus para carros até cremes para os pés.
100 milhões vezes 1 real são 100 milhões de reais. E vezes mil?
É tanto dinheiro, que a conta precisa de uma calculadora, pelo menos eu preciso. São 100 bilhões de reais. Pois bem, esse não é o faturamento do mercado de franquias.
"Não é?" - Respeito sua questão, mas o mercado é 27% maior que isso.
A cada hora, 1.25 franquias são vendidas. A cada hora, o mercado fatura 14.5 milhões de reais. O PIB Brasil está ruim não é? Pois se comparados, o crescimento do PIB Brasil com o mercado de franquias, alguma coisa não encaixa.
O segmento de franquias cresceu 4.500% acima do PIB, e não, não foi em 1972, foi em 2015, esse ano mesmo em que você ouve a palavra crise a cada 1.15 milésimos de segundo. Então eu pergunto: Crise? Qual Crise?Se há uma, esqueceram de avisar o segmento de franquias!
Evidente há sim uma crise, na indústria e no ramo imobiliário e automobilistico. Infelizmente são segmentos grandes, é uma pena. Mas na área de serviços, a coisa vai bem, muito bem.
É claro, se você é da indústria, do setor imobiliário, do setor automotivo, ora bolas, como você entra no segmento de serviços? Ora, a melhor porta, é aquela testada milhões de vezes, e essa porta são as franquias e franqueadoras.
Veja, real por real, nada se iguala a alguém pegar você pelas mãos e mostrar os truques de um mercado. Alguém que já foi lá, viu o que dá e o que não dá, o que pode e o que não pode, e o único lugar onde acontece isso é no segmento de franchising.
Franchising? É uma palavra até complicada, mas na verdade é muito simples: Alguém monta um negócio, que dá muito certo, depois testa em vários lugares diferentes, erra, corrige, aprende. Depois erra mais, corrige mais, e aprende mais, o resultado final é uma formula que você pode seguir e que no final dará certo nas suas mãos também.
Então é uma formula de sucesso? Sim, basicamente sim, porém uma formula calculada até no tempo que o capital investido leva para voltar para o seu bolso.
"Então é fantástico!"
Sim, eu concordo, é realmente fantástico. Existem franquias para todos os gostos, e bolsos.
Porém existe um problema, mas não com as franquias, pois elas vão bem, o problema muitas vezes é com quem gostaria de ter uma fanquia, e não pode.
"Porque não?"
Ora, investir em uma franquia depende de dinheiro. E não é todo mundo que tem sobrando na conta 100, 200 ou até 1 milhão de reais. Segundo alguns franqueadores, a cada 30 pessoas interessadas, uma compra. É evidente que muita gente não compra porque não tem interesse, mas existe uma parcela signficativa dessas pessoas que não comprou e não foi por falta de interesse, foi por falta de dinheiro mesmo.
O franqueador ouve muito algumas frases já meio que padronizadas: " Vocês financiam?" - ou - "Posso parcelar?" - ou - "Posso pagar com o lucro?"- Sim, eles ouvem, e muito.
Foi pensando em atender esse público que a Ruston SF lançou uma linha de crédito exclusivo para aquisição de franquias, isso em parceria com um grande banco.
Imagine poder comprar sua franquia, e começar a pagar o empréstimo depois de 6 meses ou até um ano, quando o negócio já estiver funcionando a pleno vapor. Imaginou? Pode parar de imaginar, porque isso já é verdade.
Um exemplo que vai ilustrar isso para você:
Pense em uma franquia de 115 mil reais, você poderá comprá-la, irá começar seu negócio, vai trabalhar tranquilo, e após a carência, as parcelas mensais serão de R$ 2.210,00.
Esqueci de falar que você ainda terá mais 9 mil reais guardados para algum investimento qualquer, ( ou para extender a carência por mais quatro meses).
Considerando que um negócio desse porte fatura em média de 40 até 80 mil reais por mês, digamos que você estará muito bem, e se você escolheu um segmento forte, as chances são de você eliminar o financiamento completamente sem juros. Como? Ora, antecipando. Em um empréstimo desse porte, a antecipação de parcelas exclui naturalmente todos os custos, você paga de volta exatamente o que pegou, sem nenhum acréscimo de juros.
"Mas isso é bom demais".
Sim, nós achamos. Veja, dois mil reais, é o que muita gente gasta no dia a dia sem perceber. Algumas abastecidas no tanque de gasolina, algumas pizzas, alguns restaurantes, e záz! Lá se foram 2 mil reais. E essa faixa de valor de franquia, na casa dos cem até os duzentos mil reais, responde por quase todo o universo de franquias.
Sem contar milhares de empresários que pagam muito mais que dois mil reais por mês de juros, e ainda não tem firmeza em seus negócios, estão, como direi, "tentando levar" - Sim, são muitos.
Nessa faixa de valor você pode comprar mais de 128 franquias diferentes, sendo que algumas estão crescendo muito rápido. São ótimos investimentos tanto para viver deles, como para revender.
"Revender?"
Sim, revender. Existe uma gigante margem de lucro para a revenda de franquias comprovadas, operantes e de sucesso.
Talvez você não tenha percebido mas você pode estar a um passo de "sem capital" para "rico", tudo vai depender da sua cabeça.
Como eu disse ali em cima, muitos empresários estão em segmentos combalidos, pagando juros altíssimos, e poderiam ter em paralelo negócios completamente diferentes do que fazem hoje, estariam tirando os ovos da mesma cesta, e até protegendo patrimônio.
Uma pessoa que tenha cem fontes de renda completamente diferentes, e até em países diferentes, claro, se preocupa com suas coisas, mas não fica abalada quando de cem, um negócio sai errado, ela possui outros noventa e nove negócios e capital para colocar de pé um negócio extra e substituir o business perdido.
"E dá para começar com um?"
É uma ótima pergunta. Veja, se você começar um negócio, que seja um negócio que já tenha sido testado, e que esteja na crista da onda, e se você seguir a receita do franqueador, o sucesso será inevitável. Compete a você, e apenas você, querer mais de um negócio, em ramos diferentes, porque o poder para fazer isso será dado nas suas mãos.
E aqui é que a coisa fica interessante!
O tempo para construir uma franquia de sucesso, não será o mesmo tempo para construir a segunda franquia de sucesso.
"Não?"
Não. Quando você começa o primeiro você parte do zero, já o segundo... Você tem uma bela retaguarda! O tempo médio para o segundo negócio dar certo é a metade do primeiro, considerando um lucro médio igual para ambos, mas aí é que vem a coisa boa: O Terceiro e quarto negócio vem em um piscar de olhos.
"Porque eu não pensei nisso antes?"
Não se culpe, até bem pouco tempo atrás, não havia um tipo de modalide de crédito que servisse para financiar com juros tão baixos e prazo longo uma franquia, muito menos uma operação que te desse tempo para começar a pagar. Então de fato você não perdeu nada. Você chegou na hora certa para ser um dos primeiros, e como todo pioneiro, será um dos que irá colher mais frutos. Os pioneiros sofrem um pouco mais, é verdade, mas também, são os que duram mais, os que lucram mais, e os que vão mais longe.
( Nar verdade os que tentam competir com quem já está no mercado ficam com a rebarba do negócio, isso, quando não são engolidos pelo gigante que já se apossou da sombra do carvalho.).
"Como eu começo?"
O primeiro passo é ter em mente a franquia que vai comprar. A segunda coisa é ver se você tem as garantias para obter o crédito, nesse caso, a garantia é imobiliária, apesar de você estar indo comprar uma franquia, a garantia imobiliária dará cobertura para juros baixissimos.
O Terceiro passo é falar com sua franqueadora, e verificar se ela está cadastrada na Ruston SF, se ela estiver, você não precisará se preocupar com mais nada. Caso ela não esteja, nós entramos em contato com ela, e a cadastraremos.
Você também pode nos solicitar a lista de franqueadoras cadastradas, isso facilita porque escolhemos, evidentemente, franquias que tenham como características: gerar lucro, gerar lucro e por fim, gerar lucro. ( Acho que isso ajuda não é?Afinal, o empréstimo parte da Ruston junto à instituição financeira, queremos e zelamos pela saúde financeira.).
Fale conosco.
A REDAÇÃO RUSTON SF
Comments